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quinta-feira, 27 de junho de 2013

A perseverança de Caleb

   Olá! Mais uma lição da escola dominical e mais uma vez me apoie na Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças e na revista Aventuras, Currículo Aventura Cristã - Crentes do Antigo Testamento. 


Objetivo (para o professor):
   Caleb foi um jovem que não desanimou, mas perseverou servindo ao Senhor. Assim devemos crer no que Deus diz e tenhamos fé que o Senhor nos guiará nos caminhos certos.

      Comece a aula apresentando o versículo bíblico em Salmo 1:1. Leia primeiro na Bíblia, pergunte o que significa cada palavra difícil, explicando cada um e depois apresente o versículo:

                                                                         FELIZ

                 O HOMEM QUE NÃO SEGUE O CONSELHO DOS QUE DESPREZAM A DEUS

                                     NÃO SE PRENDE NO CAMINHO DOS PECADORES

 NEM FICA E NEM GOSTA DA RODA DOS QUE ZOMBAM (TIRAM SARRO) E FALAM MAL DOS OUTROS. 


Fazer uma forca em que a palavra seja PERSEVERAR. Ao descobrirem a palavra, pergunte qual o significado desta palavra (deixe as crianças responderem e a que estiver correta anote abaixo da forca).


      Significados: Conservar-se firme e constante; persistir; prosseguir; continuar; não desistir.
Peça exemplos de perseverar (deixe as crianças responderem). Ex. na escola, para fazer as provas, precisam estudar.

CALEB
Números 13: 4-8, 16-20, 23-25, 27-28,


Josué 14:6-13

   O povo de Deus depois que saiu do Egito, caminhou pelo deserto a espera da terra que Deus lhes havia prometido e Canaã era esta terra. Deus disse a Moisés que enviasse 12 espias para investigarem como era a terra e quem morava lá (Núm. 13:1-8), entre os doze estavam Caleb e Josué.

   Em Núm. 13:17-20  (deixe as crianças lerem), os doze deveriam observar três coisas importantes na terra: se é forte ou fraco (quem), se boa ou má (bem guardada), se fértil ou estéril (plantio).

Em Núm. 13:25, 27 e 28 diz que a terra produzia grandes colheitas, mas que havia gigantes entre os moradores e as cidades eram fortificadas. Deus havia preparado um lugar maravilhoso para os israelitas viverem, mas para tomarem posse do lugar tinham que confiar em Deus. Existe um lugar que é ainda mais maravilhoso que Canaã e que Deus nos preparou, que é o Céu. O Céu é um lugar perfeito e nada impuro pode entrar lá e o pecado é a impureza que nos separa de Deus e deste lugar perfeito. Mas Deus nos ama tanto que nos enviou seu único Filho para suportar o castigo que merecíamos e morrer por nós. Mas no terceiro dia Jesus ressuscitou e para que o nosso pecado seja perdoado, devemos crer, nos arrepender e pedir perdão. É maravilhoso saber que Deus nos preparou um lugar maravilhoso, assim como preparou uma terra especial para os israelitas.

   Porém dez espias, com medo terrível dos gigantes, insistiam que era impossível conquistar a terra, Caleb afirmou que podiam toma-la, em Núm. 13:30. 

   Mas o povo se rebelou contra Deus, reclamando e insistiram em fazer o que queriam, ao invés de confiar na promessa que Deus lhes havia feito. Povo teimoso e desobediente. Muitas vezes somos assim também, porque deixamos de passar mais tempo com Deus em oração e a leitura da bíblia, nos afastando de Deus. A teimosia de Israel afastou o povo de Deus. Josué e Caleb foram os únicos que confiaram na promessa de Deus, Núm. 14:8 e 9.

   Deus castigou o povo de Israel, porque pôs o Senhor a prova dez vezes (v.20-23) e por isso não permitiu que aquela geração entrasse na terra prometida, mas a Caleb Deus fez uma promessa  v. 24 (deixe as crianças lerem). Nesta época Caleb tinha 40 anos.

   Muitos anos se passaram (45 anos) e o povo de Deus entrou na terra prometida e cada tribo receberia sua parte na divisão da terra e Caleb procurou Josué, lembrando-o da promessa de Deus, em Josué 14:7-10 (deixe as crianças lerem). Caleb tinha este direito porque perseverou, não desistiu de seguir ao Senhor, mesmo quando os outros agiram de modo diferente, ele confiou na promessa de Deus.

   Às vezes nos sentimos como Caleb, quando pensamos, dizemos ou fazemos coisas diferentes das outras pessoas que não conhecem o nosso Deus. Mesmo que dê vontade de ser iguais a eles, não devemos nos esquecer de que o pecado nos separa de Deus e devemos perseverar e confiar em Deus. 

   Josué abençoou Caleb e deu a ele Hebrom, em Josué 14:14 (deixe as crianças lerem). Como é bom saber que temos um Deus que cuida de nós!


Dica: Se quiser se aprofundar mais e comprovar alguns relatos de ossos de gigantes encontrados, pois crianças gostam de novidades e curiosidades, aqui estão dois sites interessantes:     http://misteriosantigos.com e http://www.efecade.com.br/homens-gigantes-os/

                                                             Abraços

terça-feira, 18 de junho de 2013

Saudades do pai!

   Olá! Minha irmã postou esta mensagem no Face e achei tão lindo e profundo, que resolvi postar aqui. É sobre a ausência do nosso pai, João, que faleceu ano passado.



"Eu sei que existe uma data em que se comemora a saudade, mas ela não sabe disso e nem a respeitaria se soubesse, porque ela é impertinente, invasora e simplesmente chega e toma conta da mente e do coração da gente. 

Assim me sinto hoje: com o coração invadido e tomado de saudade. Saudade do meu pai, do seu olhar intenso e penetrante; de suas retiradas em momentos delicados porque talvez não soubesse o que dizer ou não desejasse fazer intromissão; do seu amor contido e até incompreendido as vezes; 

Saudade do seu desajeito em consolar e aconselhar; saudade das mãos grandes e calosas e do pouso de suas mãos sobre meus ombros. No abraço que poucas vezes vinha tímido e a pergunta que vinha em seguida: você está bem? 


Saudade imensa...imensa dos grandes olhos verdes. Ahhh!!!!!!! os olhos verdes que muitas vezes vi marejados pela saudade da mulher de sua mocidade, minha mãe, sua esposa que lhe fora tão querida e ao falar de sua própria mãe, ao recordar de sua infância sofrida, do trabalho árduo e sofrido numa empresa carvoeira e da esperança em levar uma vida melhor na cidade grande e quando falava de suas experiências com o grande Pai; 

Saudade até das decisões mais tolas; maior ainda, é a saudade de puxar para o abraço e o beijo no lugar das mãos nos ombros e de doar incondicionalmente o amor ao homem de 90 anos de idade que me ensinou a orar o "Pai nosso", a recitar meu primeiro salmo e que tantas vezes ouvi cartar belos hinos com seu baixo afinado, belo e profundo.

Se julgava jovem, pulava, ria, zombava de sua velhice e fazia planos como um adolescente. 

Fica no peito e na mente, a saudade inquietante, doída, intrometida, insistente, até que ela, voluntariamente se vá, para novamente, qualquer dia desse, retornar".

                                                     Abraços.

domingo, 16 de junho de 2013

A oferta de Caim e Abel

   Olá a todas. Preparei esta lição para a classe de juniores e adaptei lições da Revista Aventuras - Currículo Aventura Cristã/ Crentes do Antigo Testamento e da Bíblia Recursos para o Ministério com Crianças.


Um dos objetivos desta lição é que: as crianças saberão que Abel sentia prazer em fazer a vontade de Deus e assim como Abel, eles devem servir a Deus com alegria.

Inicie a aula com uma pergunta: “O que é boa vontade?” Deixe que respondam.
É sempre fácil obedecer com boa vontade e com alegria? Deixe que respondam.
Dê um exemplo de algo que queriam fazer por vontade própria, que sabem que é errado e que seus pais não aprovariam. Deixe que respondam.

A bíblia nos mostra como devemos agir e nos conta histórias de servos de Deus que foram obedientes. Hoje iremos falar sobre um homem da bíblia que amava a Deus e queria agradá-Lo oferecendo de boa vontade o que ele tinha de importante. Este homem tinha um irmão e desde cedo os dois ajudam seus pais.

Um gostava de trabalhar com terra, era um lavrador e o outro era muito cuidadoso com as ovelhas, era pastor. Ele, provavelmente, dava-lhes água, os alimentos de que precisavam e as levava ao aprisco, lugar onde ficavam protegidas dos perigos.

Deus é assim conosco, Ele nos dá as coisas que necessitamos como o alimento, casa, pais que são presentes em suas vidas e tantas coisas boas que vocês possuem. Deus o ama muito, assim como amava este pastor de ovelha.

No antigo testamento era costume oferecer a Deus uma oferta e os dois irmãos foram oferecer sacrifícios ao Senhor. Em Gênesis 4:3 fala sobre o sacrifício do primeiro irmão (Deixe que um aluno leia). Deus sabia o que estava no coração de Abel. Ele ofereceu as primícias do seu rebanho. Primícias significam os melhores cordeiros. Abel ofereceu a Deus o melhor que pode, com amor, fé em seu coração e de acordo com a ordem do Senhor.

No versículo 04 fala sobre o sacrifício do segundo irmão 
(Deixe que outro aluno leia). Deus olhou no coração de Caim e o que viu foi um coração cheio de pecado. Caim sabia que Deus exigia o sacrifício de um animal, mas queria fazer o que tinha vontade.

A bíblia nos fala que “enganoso é o nosso coração mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto (Jr. 17:9)”. Somos pecadores. Nascemos pecadores. Alguém te ensinou a pecar? Desejamos fazer coisas erradas, mas Deus nos ama e muito, mas o seu pecado tem de ser castigado. Este castigo é a separação eterna dEle para um lugar horrível.

Deus se desagradou muito de Caim e da oferta que ele havia trazido e Caim ficou com muita raiva, o versículo 05 fala (Deixe que um aluno leia), Caim ficou zangado com Deus por rejeitar suas ofertas e sentiu inveja do seu irmão Abel, porque sua oferta foi aceita. Sentiu inveja, depois raiva e ódio.

Os versículos 06 e 07 mostra que Deus disse a Caim (Deixe que um aluno leia), ele devia “proceder bem” ou suportar as consequências. Deus providenciou um meio de perdoar o pecado de Caim, mas ele se recusou a fazer o que era certo. Deus também nos providenciou outro meio de perdoar os nossos pecados, Ele nos enviou Jesus, seu único filho para morrer na cruz, derramando seu sangue em sacrifício por nós. 

Jesus, o nosso Salvador, ressuscitou no terceiro dia e é o único que pode perdoar os nossos pecados. Tudo o devemos fazer é confessarmos os nossos pecados e mudarmos nossas atitudes, assim como Caim deveria ter feito quando Deus recomendou a proceder bem.

A recusa de Caim em aceitar a vontade de Deus o levou ainda mais longe do Senhor. Leiam os versículos 8-12 (Deixe que um aluno leia)Caim achou que seu castigo era grande demais e em sua misericórdia, Deus colocou um sinal de proteção em Caim versículos 13-15. A bíblia não nos diz se Caim se arrependeu ou aceitou andar retamente nos caminhos do Senhor (v.16).

Devemos seguir o exemplo de Abel, obedecer a Deus com amor e fé, fazendo o que é correto de boa vontade. Em Hebreus 11:4 descreve que: “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto as suas ofertas...”

PARA CASA


1) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna
 1. Profissão de Abel (Gn 4.2)
a. Node
2. Profissão de Caim (Gn 4.2)
b. Caim
3. Local onde Abel foi morto (Gn 4.8)
c. Agricultor
4. Primeiro filho de Eva (Gn 4.1)
d. Pastor de ovelhas
5. Local onde Caim viveu (Gn 4.16)
e. Campo

2) Procure, em Gênesis capítulo 4, o versículo que fala sobre:
 a- Uma pergunta que o Senhor fez a Caim: ___________
b- Onde Deus coloca um sinal em Caim: __________
c- Onde Eva fala: _______________

3) Em outras partes da Bíblia, há comentários sobre Abel e sua oferta. Leia os versículos abaixo e anote:
 a) Como Abel foi chamado em Mt 23.35: ________________
Hebreus 11.4:
b) O tamanho do sacrifício: ___________________________
c) O que ele alcançou: _______________________________
d) O que Deus fez: __________________________________
e) O que, depois de morto, a fé de Abel faz: ______________

4) Anote V para verdadeiro e F para falso:
 a(   ) O Senhor disse a Caim que o pecado é uma ameaça – Gn 4.7
b(   ) Caim ficou contente após matar Abel – Gn 4.13-14
c(   ) O 3º filho de Eva foi Sete – Gn 4.25
d(   ) Na época de Abel se começou a invocar o Senhor – Gn 4.26
e(   ) Caim adorou a Deus e permaneceu em sua terra – Gn 4.16


(PROFESSOR)
 Respostas dos exercícios:

1)      1-d      2-c       3-e       4-b       5-a

2)      a) v. 9             b) v.15             c) vv. 1 e 25

3)      a) justo           b) superior ao de Caim          c) foi reconhecido como justo           d) aprovou as suas ofertas                                   e) fala

4) a) V                         b) F (ficou com medo)           c) V      d) F (na época de Sete)
e) F (afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node)

Estes exercícios estão em: www.ebdonline.com.br

                                               Abraços

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Lendas Africanas Unu Nile

   Uma das minhas alegrias na faculdade é poder colocar em prática o que aprendo com os meus artesanatos. Encontrei uma amiga entre tantas que se diverte da mesma forma. Transformamos uma lenda africana em imagens concretas para que as crianças possam visualizar, vivenciar e tocar. Deu trabalho, mas foi tão, tão gratificante!
   O livro é Ulomma: a casa da beleza e outros contos - Ed. Paulinas: 

                                     Clique nas imagens e elas ampliam

 
 



         Flávia Belarmino pintando o casco liso da nossa tartaruga e eu preparando as ondulações.

                   
Flavia costurou as tartarugas, colocamos enchimentos e preparamos as formiguinhas! Canseira!


      
 Duas bolas de isopor unidas por massa biscuit menor. Decoramos com tecidos e cola dimensional.

 Apresentação na faculdade e orgulhosas porque cada detalhe foi feito por nós. Aprendemos tanto!




 Nossa mesa de apresentação vista por cima. Todos que se aproximavam ficavam encantados. Olha o sorriso arreganhado de orgulho da Flávia.
                   Querem saber nossa nota? Puxa, vou deixar vocês adivinharem!!!!

                                                                        Abraços

Um conto especial "O diário".

   Olá a todos!!! É com grande orgulho e com o coração não cabendo no peito que vou compartilhar um conto criado por meu filho Gabriel e foi escolhido como o melhor de sua sala e publicado no blog do professor (http://literaturaadolecente.blogspot.com.br/2013/03/o-diario.html). 
   
O Diário
Fragmento 01
01 de janeiro de 2012 - Eu, Gabriel Marques, vi mais uma bela temporada passar, treinando o time de basquete da Universidade de Duke. Agora, nesta temporada estarei treinando os Lakers, o melhor time da NBA (Novo basquete americano).
Passei o dia todo analisando as novas técnicas do time, para melhorar o conhecimento do elenco. Fui muito bem recebido pelo time, principalmente por Kobe Bryant e Tim Howard, dois dos melhores jogadores de basquete do mundo. Mas um não me cumprimentou, Paul Gasol, um jogador muito sério e mal humorado.
02 de janeiro - Desde ontem fiquei pensando em Paul Gasol. Pensei que conhecia esse nome de algum lugar, Paul Gasol...?! Humm... Ou será que ele me conhecia de algum lugar?
Mais tarde fui para o treinamento, em Los Angeles, e ainda pensando naquele jogador, em meu carro esportivo, Ferrari Enzo. No caminho parei em um farol e muitos fãs dos Lakers me abordaram pedindo autógrafos.
De 03 a 31 de janeiro - A mesma rotina de sempre, indo para o treino, depois uma parada no Starbucks e enfim, casa.
01 de fevereiro - Havia começado a temporada, e mesmo tentando, durante este tempo, não consegui dar um “pio” com Paul Gasol. Como queria descobrir!
02 de fevereiro - Anunciei, junto ao meu diretor, a contratação de Lebron James, um dos melhores jogadores do mundo. Agora tenho três dos melhores jogadores do mundo.
Fragmento 02
01 de março - Hoje terei a minha primeira partida com os Lakers, um clássico contra o Miami Heat, creio que teremos um grande jogo.
Ganhamos de 101 a 94, como disse, tivemos um grande jogo, os torcedores deveriam pagar ingresso de novo para ver esta cesta feita do meio da quadra por Kobe Bryant e uma linda enterrada de Lebron James.
05 de março - No treino, antes do jogo de amanhã, vi Gasol conversando com uns caras, igual aos do filme MIB, todos de preto, muito suspeito e tenho certeza que não eram os seguranças dele.
06 de março - Hoje teremos um jogo mais fácil contra o Chicago Bulls, que esta numa péssima fase, mas teve o rei do basquete, Michael Jordan.
Ganhamos o jogo de 98 a 67, muito fácil. Agora aquela frase que ninguém gosta de ouvir e todo mundo ama falar, eu avisei.
07 de março a 29 de março- Estamos invictos na NBA, nenhum time nos venceu.
30 de março - Hoje passei o dia investigando o meu histórico na Universidade de Tennesse, e descobri que estudei na mesma sala que Gasol. Agora já sei de onde conhecia esse nome, agora só preciso descobrir, o que fiz a Gasol?
Fragmento 03
19 de abril - Fomos campeões invictos da NBA, uma temporada que só trouxe alegria, e os torcedores me adoraram. Nunca nenhum time foi campeão invicto da NBA.
23 de abril - Hoje saindo do meu apartamento para o treino, fui abordado por homens, todos de preto e com capacetes de motocicleta. Eles me bateram muito e me deram um tiro na perna.
Acordei no hospital, em uma maca na UTI, lembrando-se de poucas coisas do ocorrido, mas naquele momento pensei, foi Gasol.

26 de abril - Após sair do hospital, fui direto à delegacia, prestar queixa, e falei o que achava sobre Gasol.
29 de abril – Lembrei-me sobre Paul Gasol, o “nerd” da Universidade de Tennesse, e lembrei que batia nele.

01 de maio - Uns policiais bateram em minha porta e falaram que tinham prendido os caras que me bateram.
Então fui para a delegacia, confirmar se eram eles que haviam me batido, e sim, com certeza, eles haviam me batido. E não foi só isso a surpresa, os bandidos falaram que Paul Gasol que tinha mandado baterem em mim.
02 de maio - Paul Gasol foi preso dentro do avião, com destino á China.
Fim- A minha vida continuou como era antes. 

   Espero que ele mantenha o doce prazer em escrever e dê continuidade ao que mais amo: Aprender!

                                                         Abraços de uma mãe mais que orgulhosa!

Plano de aula "Eduardo e Monica"


   Olá! Estou em breve recesso das aulas. Logo teremos as provas com maior peso sobre as notas semestrais e estou relaxando e colocando tudo o que é possível em ordem, desde a casa quanto as postagens. Vou tentar postar um ou dois por dia e assim atualizar meu fofíssimo blog. 
   Um dos trabalhos de arte foi montar um plano de aula com matéria incluindo uma das linguagens da arte. Usei a música do Legião Urbana, Eduardo e Monica e minha professora amou! Então vou compartilhar:


Língua Portuguesa: Interpretação de textos; Avaliação e reescrita da música; Pesquisas e relato sobre a música; Dramatização da música.


Série: 5º ano

Duração das atividades
07 aulas de 1h de duração para cada etapa

v  As atividades das aulas poderão ser desenvolvidas com a colaboração dos professores de Artes e Informática.
 
Objetivo geral
 Compreender os elementos textuais presentes na música, descobrindo que há sentidos diferentes, sendo discussão social ou história, levando o aluno a prática reflexiva e aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.

PARA O PROFESSOR: A música precisa ser trabalhada com dinamismo e alegria, evidenciando que o passado e futuro estão interligados.
     Essa sequência de atividade tem como objetivo levar os alunos a entenderem a essência da educação e como ela tem significado para viver em sociedade.

Objetivos específicos


         Analisar a letra da música, interpretando o que o artista quis dizer sobre as diferenças, diferenças culturais e educacionais, retirando informações oferecidas pela música.
·         Discutir a transformação social ocorrida pela convivência do casal.
·         Aplicar as habilidades de leitura para compreender o texto.
·         Identificar e selecionar informações, por meio de entrevista a casais, para a reescrita de texto
·         Relacionar na produção musical à importância da educação.


·  Compreender a importância de se valorizar e respeitar o outro, identificando semelhanças e diferenças entre os pares e que isto enriquece as relações interpessoais.
·          Reconhecer a importância das relações familiares e os papéis exercidos por cada membro familiar.
                                                            Estratégias:
Primeira aula: Debater as ideias centrais de cada uma das estrofes da música.

Será feito a audição e análise, da letra da música “Eduardo e Monica”, Legião Urbana identificando em discussão:

·         Descrever a introdução, desenvolvimento e conclusão da música, identificando o narrador.
  • ·    Identificar, oralmente, qual é o significado das palavras: “’tô legal’, birita, boyzinho, de "camelo", no esquema, vice-versa” e encontrar palavras que substituam corretamente cada uma delas;

Lição de casa: Realizar uma pesquisa com um casal:

·         Nomes, idade. Como se conheceram? O que faziam antes de se casarem? O que cada um gostava antes e depois de se casarem? Qual o grau de escolaridade antes e depois do casamento? Quantos filhos e o que conquistaram juntos?

Reescrever as estrofes da música, contando a história dos entrevistados. Para a 3ª aula.


Segunda aula: Pesquisa

Os temas a serem explorados na música devem ser relacionados à educação e como ela pode possibilitar conhecimentos.

Dividir as estrofes da música em partes, deixando cada parte sob a responsabilidade de um grupo de alunos, sendo: 




Grupo 1 A mensagem identificada nesta estrofe é a diferença.

Descrever a diferença apresentada entre os personagens. Responda:

Houve importância sobre a diferença entre Monica e Eduardo? Explique.
Reescrevam a sua estrofe invertendo a história, em que as diferenças do Eduardo são vistas por Mônica como ruim.

Para ajudar na resposta: Assistir ao vídeo:Na minha escola todo mundo é igual”. Disponível em: http://youtu.be/aSwdAWkLGmM




Grupo 2 A mensagem identificada nesta estrofe é a diferença educacional.

Descrever a diferença educacional apresentada entre os personagens.

Para ajudar na resposta: pesquisar Bandeira, Bauhaus, Van Gogh, os Mutantes, Caetano e de Rimbaud.

Grupo 3 - A mensagem identificada nesta estrofe é família.

Descrever a diferença ocorrida sobre a responsabilidade entre os personagens e responder as questões abaixo:


Como é uma família?
A família na música é composta por quais membros?
Como vocês acham que esta família vive?
Como deve ser a relação entre os membros da família?  

Para ajudar na resposta: Assistir ao vídeo: “A tirinha que emocionou o mundo - corrigida!” Disponível em: http://youtu.be/8IridGTfTHY.

                                                     
Terceira aula
Promover uma apresentação em que os alunos possam descrever as modificações da letra da música pelos casais entrevistados, a fim de que os alunos cheguem a conclusões de que casais têm histórias de vida e percebam que todos somos sujeitos históricos, ou melhor, todos fazem a História.

                            


Avaliação
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar e interpretar a música, para desenvolver a reprodução da música pelos registros produzidos nas entrevistas.
Cada grupo deverá criar uma coreografia representando sua estrofe, integrando os outros grupos, criando uma única coreografia. (Apresentação na 7ª aula)

Quarta e quinta aula: Auxílio da professora de informática
Criar um blog da turma na Internet, postando os textos pesquisados, fotos das apresentações, descrição dos debates e as redações. Este tipo de ferramenta estimula a escrita, a reflexão, a aprender a discutir diversos temas, incentiva o trabalho criativo em grupo, de forma cooperativa e colaborativa. O aluno se torna mais ativo e reflexivo diante das informações.
Instruções para montar um blog: (http://comomontarseublog.blogspot.com/). Acesso 16/04/2013



Criar cartazes com os trabalhos elaborados nas aulas anteriores.

Sexta aula: Auxílio da professora de Artes
Trazer para a aula os textos e promover a integração das coreografias sob a mediação da professora de Artes.

Sétima aula: Apresentação dos cartazes e a coreografia
Fazer uma mostra, apresentando os trabalhos dos grupos e apresentar a coreografia para a escola.

                                                                       Avaliação
 A avaliação será a análise do envolvimento dos alunos e seus progressos ao longo das atividades, em relação à dedicação, à produção do material, da absorção dos conteúdos, através das práticas. 

Observar como se dá o processo das possíveis diferenças e os preconceitos que surgem a partir destas atividades, incentivando o respeito mútuo, para o processo de construção de um senso crítico dos alunos. Com as colocações da mostra percebe-se o quanto o aluno se envolveu e compreendeu o conteúdo. 

E como não há possibilidades de cópia por este blog (ainda não descobri como desbloquear) deixo um link para que possam acessar:
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/47605/plano-de-aula-de-arte-musica-eduardo-e-monica

                                                                  Abraços
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