Home A Artesã Minhas Artes Contato

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O pequeno consumidor consciente

   Olá a todas! Chega de desculpas pela demora nas postagens, vocês estão "carecas" de saber a loucura de minha vida! Cento e cinquenta (150) horas de estágio, trabalhos em grupos (acho que vocês já sabem como é, né? Uns fazem, outros não.) e muitas outras coisas. Saudade do meu blog!!!!
   Eu completei um plano de aula sobre o consumo infantil e as armadilhas da mídia para envolver crianças neste mundo de gastos desnecessário.

A sociedade está rodeada de textos publicitários (outdoors, folhetos, revistas, jornais, sites...) e propagandas em mídia, seduzindo, prometendo felicidade, beleza e aceitação. Mas há dois objetivos: influenciar nossas atitudes e criar necessidades de consumo. “Muitas vezes não analisamos a veracidade dos fatos implícitos nas publicidades”. É importante despertar os alunos para ler criticamente os textos publicitários e compreender as mensagens da mídia.

Objetivo
·         Analisar criticamente a publicidade televisiva dirigida ao público infantil.
·         Ampliar a capacidade de argumentar.
·         Criar texto opinativo e ampliação da competência em sustentar argumentos.
·         Distinguir o consumo equilibrado do consumismo.
·         Refletir sobre a necessidade de mudança de hábitos em benefício do meio ambiente e qualidade de vida;

Tempo sugerido: 4 aulas

Série: 4º e 5º ano

Estratégias e recursos da aula

1ª aula
Iniciar a aula com a seguinte questão:  
“Vocês sabem a diferença entre CONSUMO e CONSUMISMO?” 
Apresentar o vídeo: http://youtu.be/xXRURt31Cw4
Mostrar as seguintes imagens:

 


Pedir para que observem as imagens e façam relações entre consumo, consumismo e meio
ambiente. Atividade desenvolvida oralmente, com objetivo de levar os alunos a se 
expressarem a respeito do consumismo.
Perguntar aos alunos quais propagandas que lembram.
Fazer com os alunos uma lista de slogans mais famosos e populares, anotando no quadro. 

 


Relembrar alguns jinges.
Questionar por que esses textos ficaram guardados na memória.

2ª aula
Antes de exibir o vídeo, pedir ao aluno que observe detalhes sobre o processo de incentivo ao consumismo: propaganda, música, criação de recursos e perdas ao meio ambiente.
FILME: LORAX - EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA



3ª aula
Promover, nesta aula, a reflexões sobre os apelos ao consumo, destacando a publicidade veiculada pelas revistas, outdoors e canais de TV. Espera-se que os alunos compreendam os processos utilizados pelas empresas na fabricação dos produtos e a disputa pela preferência dos consumidores.

Dividir a classe em grupos e cada grupo identificará a publicidade dirigida ao público e analisar:
Quem são os personagens do filme;
Como foi a extração de matéria-prima, produção, distribuição e consumo;
Se houve tratamento do lixo, poluição do ar, dos rios e dos solos;
Quem foi explorado durante a produção das roupas, 
Como foi a publicidade e a mídia: imagem, cores (como as cores utilizadas influenciam o espectador) e som (se existe uma música especialmente composta);

2. Separar em dois grupos – O primeiro grupo defenderá o personagem Umavez-ildo, o outro, será contra.
Orientá-los a discutir, oralmente, quais seriam os argumentos necessários para convencer a posição do outro, respeitando às opiniões dos colegas, mesmo quando divergentes.

4ª aula
Por escrito, criar um texto que se estruture da seguinte forma:
Como promover o desenvolvimento sustentável sem destruir o meio ambiente do planeta?
Quais as atitudes de um consumidor consciente que podem contribuir com este desafio? O que podemos fazer?
Sugerir que comecem pensando em pequenas atitudes individuais;
Montar um painel com frases, imagens, colagens que explicitem atitudes positivas de consumidores conscientes;
Afixar para exposição.

Descrição da atividade Materiais indicados:
Papel pardo ou cartolina ou papel cartão
Revistas
Cola
Tesoura
Canetas hidro cor.

Resultados esperados:
Se houve alteração na interpretação da ação publicitária ou merchandising, após a análise realizada.
A percepção de fatores envolvidos e ações realizadas para a venda de um produto.
Questionar a responsabilidade e a influência do consumo excessivo.

                                                                Um forte abraço!


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Leitura da obra “Retirantes”, de Candido Portinari


Olá! Continuo na luta da faculdade e tempo é algo tão precioso, que só o pequeno momento de fechar os olhos por 1 minuto, dá enorme prazer. Sempre que posso dou uma relampeada por aqui (rsrsrs). Este é o meu trabalho de Artes e achei esta imagem tão profunda! A pedido da professora fizemos uma leitura em versos, prosa ou como acharmos melhor em fazer a escrita. Eis a minha:


                                

Elevo meus olhos aos céus, onde percebo não haver socorro.

Em desespero busco refrigério ao redor.

Ó, terra inóspita que esvai o respirar dos pulmões dos meus amados.

Sobrepuja o andar saltitante e oferece um lamaçal de morte.

Terra cujo gorjeio das aves é o prenúncio de morte e tenebrosa desgraça.

Oh terra infértil e incandescente, castiga os pés do retirante ansioso pelo repouso;

Terra que impede a lágrima que do corpo murcho coletou.

Terra ingrata que muitas mãos calejaram na labuta,

Adentrando em sua veia buscando energia para o corpo alimentar;

Amargo sabor do fel, sem doçura encontrar.

Cansado, moribundo e destituído do prazer simples de viver.

Tu terra ingrata, zomba do meu desejar;

O sol repousa e levanta a noite agourenta, olhos ainda elevados aos céus;

Ouve o clamor deste sofredor, Terra da desesperança!

De coração ardente e ansioso, sangra a preciosa esperança;

Perseguidor da vida, vulgo itinerante, alma quebrantada a sussurrar;

Não permita que`u morra sem a herança do bom viver alcançar.

Se desejarem a cópia, disponibilizo o link no Portal da Educação 

                                                                   Um abraço!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...