Home A Artesã Minhas Artes Contato

terça-feira, 31 de julho de 2012

Bolsa com caixa de leite

   Olá! Fazer artesanato é infinito, pois surge novidades, modifica aqui e ali, vai acontecendo e transformando. O Ecoartesanato está me deixando fascinada e procuro novidades para fazer.
     As bolsinhas com caixa de leite sempre me intrigaram e ficava me perguntando como era possível fazê-las enrigecidas, já que a caixa é mole. Perguntei a muitas pessoas e me respondiam com entonação de segredo, "ela fica dura quando terminar.", o que é uma grande mentira. Então, fiz alguns testes e cheguei ao que queria e vou compartilhar com vocês.

 A caixa deve estar limpa e seca. Cortar uma lateral da caixa. Reserve.

 Abrir outra caixa, retirando a parte de cima e embaixo, como mostra a foto. A sacola de papel servirá como reforço da caixa e sua alça, para a bolsa.

 Retire a alça da sacola e dobre as laterais para o meio.

 Cole as alças nas laterais da caixa.

 Cole a outra parte da caixa e a sobra, dobre para fora, cobrindo e fixando as alças.

 As partes de cima e embaixo costadas anteriormente, abra-as e cole na lateral da caixa.

 A sacola vai servir para encapar e encorpar a caixa, tornando-a mais rija. Cole-a, dobrando previamente, para não errar na colagem e retirar imperfeições.

 Após a colagem, encape com o tecido, no mesmo processo da sacola.

Depois faça o acabamento. Aqui usei lã brilhante e felpuda, colando nas bordas e dando voltas.

 Fiz outra bolsinha e colei outro tom de lã.

 Foi fácil e divertido! Claro que dá pra bolar outras formas de tecido e decoração. Fica a critério, com os materiais disponíveis que tiver.

O que vale, realmente, que: caixas, tecidos e sacolas que iriam para o lixo, se transformou em algo que vai deixar as menininhas super felizes. Agora, imagine essa bolsinha cheia de balas para se entregue como lembrancinha! Ecologicamente correta!

Abraços!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Leão com cd - reutilizar

   Olá! Estou montando a continuidade do projeto sobre reciclagem para as crianças da Pequena Luz e para a faculdade e encontro revistas maravilhosas com várias sugestões.
   A revista Educação infantil, da Minuano (não estou recebendo nada por isso, só que coisa boa devemos compartilhar), além de reportagens interessantes, oferece passo a passo de trabalhos para fazer com as crianças. Na contra capa tem um projeto lindo e acabei fazendo. Deixo também o endereço do blog.
    Usei os recursos que tenho para os moldes: vasilha de plástico redonda, tampinhas de suco e tesoura ondulada.
       A juba foi cortada com a tesoura e o restante com as tampinhas. Usei cola quente.
    Fiz uma tira arredondando as pontas, colei atrás da cabeça e na frente do corpo. A intenção é unir o corpo e cabeça.
    Pontilhei a juba, orelhas e as bochechas com caneta permanente. Coloquei brilho em algumas partes. Amo brilho nos trabalhos.
    Colei barbante atrás para pendurar na parede e fixei uma faixa para enrigecer e proteger o trabalho.
Olha que fofo ao pendurar. O rabinho colei próximo a juba para não ficar caindo.
      Como prometido, o endereço e a inspiração. Super fácil e gostoso de fazer.
Abraços!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sapateira 100% reaproveitável

   Olá meninas! Como é bom ainda estar de férias! Tenho feito alguns cursos online para horas complementares, escrevendo artigo, lendo, indo ao médico, cuidando da casa e fazendo alguns trabalhinhos. Tudo isso e ainda feliz da vida por ser mãe, esposa e artesã.
   A Ecoarte me cativou e onde olho vejo possibilidades, arriscando fazer algumas coisas. Algumas não acerto como desejado, mas dá pra usar e aprender a fazer melhor. Meu primeiro trabalho sempre é postado, não importa se bonito ou feio. Quem me acompanha sabe disso, né. rsrsrs. Então, lá vai!


 Era uma caixa de alho, onde passei fita crepe nas laterais, abaixando as abas para fortalecer a caixa.

           Passei uma demão de tinta acrílica para cobrir a fita crepe e enrigecer toda a caixa.

Fiz aplicação de papel com cola branca (papietagem) com as sobras do papel que vem dentro dos sapatos. Apliquei três camadas. Esperar secar.

Colori com tinta PVA cintilante por dento e fora (cores diferentes). Esperar secar.

Usei guardanapo decorado para as laterais. Foi aqui que houve um erro.

Coloquei estampa sobre pintura escura e o resultado não foi satisfatório, mas eu uso assim mesmo. Meus homens não guardam os sapatos ao entrar em casa e enquanto eles decidem, organizo sem deixar nada espalhado.
Aprendi uma lição que nenhuma pessoa que trabalha com decoupage pode esquecer: Prestar atenção onde está colando seu guardanapo. O importante é que dá pra aproveitar muita coisa que iria para o lixo, então: mãos a obra!
Um Abraço

domingo, 22 de julho de 2012

Mega artesanal 2012

   Meninas, esqueci de contar que fui à Mega Artesanal. Minha primeira vez! Pena que fui sozinha e sem saber ao certo como era e o que devia fazer. Faltou-me informação e experiência (que agora já tenho).
    Tinha coisas demais para ver e um dia apenas, é pouco. O problema é que cobram a entrada por dia, sem oferecer um pacote especial de desconto para todos os dias ou mais de 03 dias. Acaba ficando caro, mas enfim outra experiência adquirida, vou me preparar para a de 2013.

Logo que entrei, veja o que encontrei!

Um artista criando para todos verem.

Olha que simpatia! Duas artesãs felizes com o que estão fazendo.

Havia muitas oficinas, pena que cheguei tarde e não sabia como era o procedimento, então fiquei só na vontade.

Mamiko em uma das oficinas, também fiquei só na vontade.

Peter Paiva arrasando na Mega.

Tudo lindo e perfumado! Parece até frutas de verdade.

Olha isso! Muito criativo! Amei.

Biscuit nunca pode ser deixado para trás, sempre tem destaque!

Bolsas reaproveitadas com alças jeans. Detalhes faz a diferença.
Havia muitas outras coisas maravilhosas, mas não dá pra postar todas, então assim como eu, prepare-se para 2013 e compartilhe as muitas maravilhas que veremos. Se Deus quiser!
Abraços a todas!
  
    

Revisteiro 100% reaproveitável

   Olá a todas! Mês corrido e não deu tempo pra fazer tudo o que tinha planejado. Houve falecimento na família, depois viagem e uma terrível virose que está me deixando de cama e banheiro a dois dias. Pois é, lembrança de Maceió. Mas enfim, tudo vai voltar nos eixos.
   Antes de viajar, fiz algumas coisinhas (mais por necessidade), mas sempre com prazer!
   Meu marido ainda não consegue entender como eu posso gostar de reaproveitar as coisas. Ele diz sempre que acumulo lixo em casa, mas depois que desaparece e apareço com coisas novas para decoração, só balança a cabeça e faz cara de: não é que ficou bom! Homens!!!

     Materiais:
     Bandejas de isopor (que vem os frios de supermercado)
     Papéis (que vem dentro dos sapatos ou botas)
     Sacola de papelão (muitas lojas fornecem)
     Cola branca diluída em pouca água
     Cola para isopor
     Tinta acrilica (cor desejada)

Corte a bandeja de isopor utilizando o centro reto, passe cola para isopor e forre o interior da sacola, preenchendo todos os cantos. Não jogue as laterais da bandeja fora, guarde e depois posto um trabalho de reaproveitamento para elas.

Vai ficar assim. O objetivo é deixá-la bem firme.

Cole também por baixo do rebite, onde fica o cordão. Aguarde a secagem de 4 a 6 hs. No final tenho outra sugestão para aguardar o processo de espera.

Aqueles papéis que vem dentro dos sapatos eu não jogo fora, eles são ótimos para a papietagem e aqui vai ser tudo de bom.
Faça a papietagem. Neste caso, três colagens com a mistura de cola branca. Aguarde a secagem de 24hs, isto é fundamental para o acabamento com a tinta acrílica.

Aplique a tinta acrílica (apliquei rosa antigo no interior e ferrugem por fora, aproveitando o tom da embalagem) e aguarde a secagem, respeitando o tempo da tinta escolhida para uma segunda demão.
Recorte flores (ou outro desenho desejado).

Passe a mistura de cola branca e aplique o desenho escolhido, como a decoupage. 

Depois passe uma demão de verniz a base de água.Pode deixar a alça para quando precisar transportá-lo para outro lugar, basta esconder dentro do revisteiro ou tirá-la, se preferir.

Neste revisteiro utilizei o mesmo processo de enrigecimento com a bandeja de isopor e revesti com papéis de presente resistente de uma loja de sapatos. São duas tonalidades diferentes, sendo a mesma estampa. Fiz um joguinho e usei cola quente nas laterais para prender, sem passar no centro, para não marcar. Usei a fita de cetim invertida, pois tinha o nome da loja e coloquei umas florzinhas que tinha em casa. Não foi preciso verniz, pois a sacola já veio impermeabilizada. Custo zero, revistas organizadas.

Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...