Home A Artesã Minhas Artes Contato

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

BRINCADEIRAS PARA CHÁ DE BEBÊ MISTO

Quando te convidam pra um chá de bebê, você logo lembra das brincadeiras chatas e depressiativas, a coitada da grávida passando por humilhações e com a dificuldade de retirar toda aquele coisa horrorosa do rosto. Já não basta o inchaço, a barriga pesada, o cansaço, aquela vontade esquisita de fazer xixi toda hora (mas é só o bebê pressionando a bexiga) e muitos outros desconfortos. Então fui convidada a fazer o chá da minha sobrinha e pensei: Podemos fazê-lo misto, divertido e simpático, tanto para o pai quanto para os convidados. Aqui vai algumas sugestões que vi na internet e modifiquei um pouco. Espero que gostem das brincadeiras e quando for fazer um chá, sejam amigas e não inimigas.

Quando vamos a um chá é importante ter um quebra gelo, pois algumas pessoas não conhecem ninguém e ficam deslocadas. Quem passou por isso sabe do que estou falando. Por isto, tente interagir os convidados. Por exemplo: Dê papel e caneta (garanta materiais pra todos), Coloquem todos em roda e façam por fileira que dêem um passo a frente. Quando ficarem um em frente ao outro, façam que se apresentem e formem duplas. Sentados, um tem que ajudar o outro a bolar um anúncio, vendendo alguma coisa. Este anúncio tem que ser criativo e divertido. Estipule tempo e quando estiver terminando faça contagem regressiva em voz alta. Vai deixar todo mundo elétrico.

Quando todos pararem de escrever. Eles vão ler cada um seu próprio anuncio, mas trocando o nome do objeto em venda pelo nome do seu parceiro. Vai ter muita coisa boa, que vai garantir altas risadas, antes mesmo da leitura do anúncio. A mamãe é que vai decidir quem fez o melhor anúncio. Pode ter segundo colocado. Garanta prendas (bombons, pirulitos, potinhos...) para os ganhadores. E ainda, na mesma dupla, passe um novelo de lâ (da cor do sexo do bebê) e peça que escolham o tamanho que imaginam ter a barriga da mamãe. Se tiver muitas pessoas tenha dois novelos e alguém pra ajudar. Depois meça o cordão na barriga da mamãe. Todos ficam eufóricos. Não deixe que cheguem perto da mamãe, só quando for fazer a medição. Ofereça prendas para os ganhadores.

Vamos ver se o papai sabe trocar fraldas. Prepare um bebê e todas as coisasnecessárias para a troca do bebê. Roupas, talco, lenços umedecidos. Chame o pai e permita que ele faça tudo e sozinho.

Ah, não deixe de preparar previamente um recheio para a fralda. Aqui foi feijão e chocolate guardados por três dias dentro de um saco e fora da geladeira. Foi uma surpresa geral! Sem falar o cheirinho! A mamãe adorou!

O papai ficou doido! Começou de um lado e terminou em outro e fez a maior meleca. Colocou fralda invertida. Foi risada geral! Os homens tiram o maior sarro. Observe aqueles que tiram mais sarro e os escolha para a próxima brincadeira, que e´...

Eles também tem que trocar a fralda. Foi muito divertido, eles não levam jeito nenhum.

E quando tem um vencedor, os outros ficam com cara de: "Parecia que era fácil!" Merece brinde quem ganhou.

Aqui todos os homens participam e as mulheres de longe ajuda. Eles tem que escrever coisas que bebê usa. Aquele que conseguir o maior número de itens é o vencedor. As mulheres ficam enlouquecidas tentando ajudar. Detalhe: Não vale cama, lençol, sapato, a não ser que seja no diminutivo. Vai garantir boa briga na hora de conferir. e muitas risadas.

Esta foi com chave de ouro. Arranje mamadeiras, deixe-as desmontadas sobre a mesa,  jarras com suco e copos que tenha a mesma capacidade de ml que a mamadeira. Deixe o copo cheio e posicione os homens em uma cadeira cada. As namoradas ou esposas, devem encher a mamadeira, montar e dar na boca dos homens e qundo terminar tudo, as mulheres sentam e os homens colocam o suco nas mamadeiras e elas tomam. Ganha o casal que terminar primeiro.

Todos se divertem e é a maior correria. A mamãe e o papai são os juízes, tanto para a quantidade de suco certo na garrafa, quanto ao vencedor. Não pode ficar nenhum pouquinho na garrafa.

E para fechar e terminar. Faça um vídeo do casal. Começando com eles bebês, depois crianças, adolecentes, começo do namoro, casamento, lua de mel e fotos do ultrassom mostrando o bebê. Escolha um texto ou passagem bíblica falando sobre crianças na vida do casal e faça-lhes uma surpresa. Tanto a família, amigos e casal ficarão emocionados.



Depois fique pronta pra receber elogios e se esforçar pra não ficar metida com tantas coisas boas que vai ouvir. Inclusive dos pais e avós. Divirtam-se, pois eu me diverti muito. E se tiver uma experiência de chá que queira nos contar, seja solidária e deixe um recadinho. Um forte abraço

BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS

Quando eu era criança e meus pais me levavam a igreja, não havia salinha que separassem as crianças dos adultos nos cultos a noite e durante a abertura da EBD. Não havia a preocupação se as crianças entendiam ou não o que estava sendo dito ali pelo pastor ou por quem quer que estivesse pregando. E mesmo assim, minha mãe me forçava a ficar quieta e prestar atenção. Não consigo me lembrar de quantos beliscões levei só por ficar me remexendo no banco. Mas ela nunca deixou de me dizer que ali era a casa de Deus e que Deus merecia o meu respeito e amor. Ela estava certa em me ensinar que a casa de Deus é lugar de adoração e hoje, sou eu que passo esse ensinamento ao meu filho. Quando tinha dois anos, ele fez muito barulho na igreja e eu o avisei várias vezes que era para parar. Não me obedecendo, peguei sua mãozinha e fomos ao banheiro. Ele foi todo alegre e meu coração se entristecia com o que eu estava prestes a fazer, mas eu sabia que se não fizesse ele não respeitaria a casa de Deus. Entramos e sozinhos no box perguntei onde estávamos antes e ele respondeu que na igreja. Eu expliquei tudo sobre a casa de Deus e o amor dEle por nós e disse que ele não estava me obedecendo quando o mandava ficar quieto, abaixei sua fraldinha e dei-lhe duas palmadas fortes. Ele chorou, lavei seu rosto e voltamos para o templo. Ficou quietinho, claro que em outras ocasiões ele esquecia e voltava a fazer bagunça e eu me levantava e o levava de novo ao banheiro e repetia tudo de novo. Lembro de uma ocasião em que ao pegar sua mãozinha e me levantar, ele começou a gritar: - "Banheiro não, vou ficar quetinho!", ele foi gritando essa frase até chegar no banheiro. Neste dia não dei as palmadas, mas expliquei novamente sobre as boas maneiras na casa de Deus. Ele aprendeu, pois ouviu desde pequeno. As crianças sabem quando estão fazendo o certo e errado. Hoje, nas igrejas, vejo as mães não se incomodando de ensinar seus filhos a respeitarem a casa de Deus. Levam brinquedos que fazem barulho, enquanto tentamos prestar atenção no que o pastor prega. Permitem seus filhos ficarem em pé no banco e correndo de um lado para o outro tirando a atenção de quem está sentado atrás e deles próprios, porque ficam achando lindo tudo o que eles fazem. Não digo que eles tem que fazer o que fiz ao meu filho, mas todo pai e mãe sabe como ensinar seu filho, quando há disposição para fazê-lo. Na EBD, na abertura infantil, que ocorre uma vez por mês, falei com eles sobre as boas maneiras na casa de Deus, pois procurei na internet, consultando vários blogs, onde consegui este material e o adaptei:
Aqui é o começo do estudo.

Expliquei cada passo para eles na introdução 


Eu não gosto de por rostinhos em lugares que geralmente não exstem,
então eu fiz de forma que me ajudasse na explicaçãoda lição.

A lição fala sobre duas crianças: Júlio - mal comportamento e Adriano- bom comportamento. Ambos frequentam a igreja. Esta é a mão de Júlio (escolhi esses nomes porque ficou mais fácil pra mim). Julio nunca leva a sua bíblia e pega a bíblia que a igreja deixa para os visitantes de qualquer jeito. Deixa orelhas nas folhas porque revira as páginas se nenhum cuidado, escreve nelas, deixa cair no cão pra fazer barulho.Quando ia levar seu dízimo ou oferta fazia barulho com o envelope, deixava lixo no banco da igreja ou jogava no chão. Mexia nos instrumento e microfone da igreja e quebrava os galhos das plantas que decoravam a casa de Deus.

Mas as mãos de Adriano estava sempre pronta pra fazer o que agrada a Deus. Sempre levava a sua bíblia e
cuidava muito bem dela, abrindo sua páginas com cuidado e quando não estava usando deixava no lugar pra não
deixá-la cair ou atrapalhar outras pessoas. Ficava observando o cuidado que as pessoas tinham com o microfone
e os instrumentos da igreja, pois um dia ele também iria usá-los para o trabalho de Deus. Adriano sabia que entre-
gar a oferta e dízimo era uma demonstração de seu amor para Deus e por isso colocava sua oferta com cuidadoe sem
barulhos. Quando encontrava lixo nos bancos e no chão, pegava e colocava nos cesto de lixo. Ler Colossensses 3:17
e Salmos 141:2b. Explique os versículos e deixem que falem outras coisas que as mãos podem fazer para agradar a Deus.  
 
Júlio quando está sentado no banco durante o culto sempre balança os pés e bate no banco fazendo barulho e
muitas vezes acerta um coleguinha  ou alguém que está do lado. Coloca os pés no banco sujando e arranhando a
madeira. Levanta-se toda hora, dizendo que quer beber agua ou ir ao banheiro e arrasta os pés quando entra na
igreja e quando está sentado. Quando vão para a salinha, sai correndo esbarrando nas pessoas e fazendo barulho.

Adriano anda silenciosamente pela igreja, não coloca os pés no banco da igreja porque sabe que temos
que ser cuidadosos com as coisas de Deus. Senta-se direito com os pés no chão sem balançá-los. Ele vai
ao banheiro e bebe água antes de começar o culto. Adriano é ótimo corredor, mas sabe que há hora pra
pra tudo e que depois da Escola Dominical ele pode brincar no jardim com seus colegas  Ele sabe que a
igreja pertence ao Senhor e são as pessoas (adultos, jovens e crianças) que devem ser cuidadosos com tudo.
Ler Eclesiastes 3:1, explicando e dando oportunidade para dizerem o que mais os pés podem fazer para agra-
dar a Deus.

Júlio é muito desatento na casa de Deus e não houve o pastor dizer que é tempo de todos orarem. Seus olhos ficam
abertos e ele olha a cor da camisa do amigo, as plantas no vaso e quando percebe que todos estão de olhos fechados
sabendo que estão orando, nem se importa e ainda pensa que oração é chata e demorada. Enquanto oram, ele mexe na
bíblia ou em outra coisa. Explique a atitude de Júlio fazendo-os imaginar um coleguinha indo visitá-los e ficam na sua
casa por duas horas e ele vai embora sem falar com eles em nenhum momento, o que eles sentiriam. Pois é assim que
Júlio tem feito e muitas crianças fazem na casa Deus. Deus vê tudo e ouve as nossas orações. Ler I Pedro 3:12 atentamente e as faça entenderem. 

Adriano presta atenção no culto, mesmo quando algumas palavras são difíceis para ele entender, e quando dizem
que vão orar fecha os olhos e acompanha a oração. Ele sabe que orar é falar com Deus e fechar os olhos é para pres-
tar melhor atenção no Senhor, pois Ele é Espírito, invisível. Ler Mateus 6:22. Dê-lhes oportunidade de dizer o que
os olhos podem fazer para agradar a Deus.

Júlio está na igreja e não ouve as orações que são feitas e nem ouve quando avisam pra abrir a bíblia para lerem o texto
e acaba perturbando alguém para perguntar onde tem qua abrir. Não houve os hinos que são cantados, porque está pen-
sando em outras coisas. Seus ouvidos não estão educados para ouvirem a voz de Deus e quando o inimigo sopra alguma mentira, ele logo acredita; por exemplo: " Você fez muita coisa hoje e está cansado, precisa descansar. Você pode ler a bíblia e orar outra dia." Júlio não houve a palavra de Deus e é por isso que vive irritado e desanimado.

Adriano gosta de cantar louvores de adoração ao Senhor e ouvir quando lêem a bíblia. Adriano acompanha
tudo na casa de Deus porque ama o Senhor e quer conhecê-lo melhor. Sabe que Deus fala com as pessoas
através da bíblia e que o inimigo quer nos enganar e separar-nos de Deus. Ele separa tempo para ler a bíblia
e orar todos os dias. Ele ´leu que Deus fala com as crianças e vai falar com ele também. Ler I Samuel 1: 1-14 e
3:9. Dê as crianças oportunidades para contarem uma experiência em que Deus falou com elas.

A boca é a parte do corpo que mais desagrada a Deus, pois quando o nosso coração e mente estão cheios de coisas desagradáveis, nossa boca sempre falará coisas desagradáveis. Julio gosta de falar mentiras, de falar palavrão e fofocar. Muitas vezes eles fala essas coisas na igreja e ainda gosta de gritar. Quando vai cantar os hinos de louvores a Deus, canta gritando pra se exibir e atrapalha o hino. Em outras vezes, nem canta, porque não gosta do hino. Não gosta de orar em voz alta, porque afinal, nem sabe fazer isso, ele não costuma falar com Deus. Gosta de fazer caretas para os coleguinhas e falar nas horas erradas. Responde mal os professores e adultos.

Adriano gosta muito de cantar, especialmente os hinos e cântigos de louvor a Deus. Ele sabe que Deus é santo e nós
pecadores. Através de Jesus Cristo podemos nos aproximar do Senhor e louvá-lo. Com a boca adriano pode orar em
voz alta e contar, com alegria, de Jesus para seus amiguinhos e coleguinhas. Ele quer sempre agradar a Deus e sabe
 que ninguém é perfeito, todos são pecadores,mas os que receberam Senhor Jesus como Salvador, pertencem a Ele
e o próprio Jesus dá forças para o salvo glorificá-lo. Ler Salmos 34:1

Eu não fiz com as crianças da minha igreja ainda, mas quero fazer futuramente. A repetição é muito importante.Quero separar as aulas por cada parte do corpo, onde cada criança terá uma madeira em MDF pintada previamente e com seus nomes, onde por lição colocará um desenho de suas próprias maos, bocas, olhos, pés e ouvido. Decoradas e presenteadas na última lição para ser fixadas em suas casas como quadros. Peçam ajuda para aquelas irmãs com talentos em artes de decoupagem e biscuit. Pode surgir milhões de idéias maravilhosas e compartilharem conosco. 

Quero também preparar uma aula sobre roupas que devemos usar na igreja. Pois tenho percebido
que as moças perderam um pouco o decoro e os rapazes misturam time de futebol ao irem a casa de
Deus. Vou estar orando.
Espero que de alguma forma tenho ajudado com a lição que coloquei aqui. Para as professoras que tem filhos, orem pelos seus filhos e os oriente, pois após esta aula, ele vai ser referência e testemunha do seu ensino. Orem a Deus agradecendo pela vida dos seus filhos e pedindo orientações para não errar com eles, nem exigir demais, para não causar-lhes a fadiga para o trabalho do Senhor.
                                         Um abraço!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Meu primeiro trabalho de biscuit

Quando ví na tv e internet como fazer bonecos de biscuit, parecia
a coisa mais fácil do mundo e imaginei: Vou tirar de letra. Huumm!
levei a maior coça! (expressão mineira pra surra).


Aqui é o preparo para os olhos. Ficou meio bizarro e eu os achei
super engraçados neste momento. Mas pra ficar bonito, tem que
ficar feio primeiro!


Coloquei as menininhas dos olhos. São castanhos achocolatados.
Os cabelinhos também.


Vai uma pizza de bebezinhos!!
Nossa!! foram 60 bebezinhos, ou melhor, 120 bracinhos,120 perninhas,
60 corpinhos, 60 patinhos, 60 chupetinhas, 60 pipiuzinhos e infinito amor!


Quando ficaram prontos e invernizados, não conseguia acreditar
que eu tinha os feito. Sentei em uma cadeira e fiquei uns 15 min.
admirando e agradecendo a Deus por ter dado certo.

Aqui está o casal que me inspirou a fazer a lembrancinha.
Aracele e Junior. O pipiuzinho foi em homenagem a Aracele, pois
ela se parece muito comigo! No humor, é claro!!!
E o patinho foi pelo Jr., pois quando jogam truco ou tranca(kkkkk)
(nem sei mais qual jogo), o perdedor é pato. E ninguém quer ser pato.

Além de lembrancinha, foi também a decoração da mesa. Coloquei
alguns patinhos, pois foi a lembrancinha para o casal presentear
o Henrique que está para chegar.

Esta sou eu, junto com o casal. Esqueci de mecionar:
São meus sobrinhos e o Henrique é meu sobrinho-neto.

Estou orgulhosa!




Estas são as oito tentativas de fazer a cabecinha certa. Uma ficou
pequena demais, outra os olhos articulados deixou o bebê zaroio,
outra grande demais e outra parecendo Chuck (brinquedo
assassino). Chorei, ri e amei.

Minha apresentação

É impressionante as maravilhas da criação de Deus. Quanto mais observamos, mais coisas extraordinárias enxergamos. Eu não seria capaz de criar algo tão infinitamente lindo como esta água viva, mas o Senhor Deus em sua perfeição e amor por nós, deu-nos imagens como estas para nos lembrar o quanto Ele fez por nós.
Os objetos que vou apresentar futuramente, são minhas criações, sem a perfeição, mas que me deixarão orgulhosa e outras, talves, motivo de risos. Espero podermos rir, aprender e compartilhar. Tomara, que ao entrar, você volte e que se voltar, divirta-se. E divertindo, recomende e comente. Um forte abraço
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...